Esta semana estou realizando com os sextos anos algumas atividades a partir do texto "Circuito Fechado", de Ricardo Ramos. Abaixo segue a proposta utilizada:
1º) Como atividade de pré-leitura, perguntei aos alunos como é a rotina de cada um, de segunda à sexta-feira;
2º) Entreguei-lhes o texto: Circuito Fechado, para lerem em silêncio;
3º) Promovi uma análise sobre o texto, a fim de que percebessem, que o mesmo traz a rotina de um personagem, através de substantivos;
4º) Leitura oral;
CIRCUITO FECHADO
Chinelo, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoadura, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Mesa e poltrona, cadeira, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, telefone. Bandeja, xícara pequena. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vale, cheques, memorando, bilhetes, telefone, papéis. Relógio, mesa, cavalete, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeira, copo, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, telefone, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesas, cadeiras, prato, talheres,copos, guardanapos. Xícaras. Poltrona, livro. Televisor, poltrona. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga ,pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
Ricardo Ramos.
5º) Questões de interpretação:
a) Através da sua rotina, pode-se perceber que o personagem é:
( ) um homem ( ) uma mulher ( ) uma criança
b) Escreva alguns elementos que comprove sua resposta na questão anterior:
c) Quais as atividades diárias do personagem?
d) Descreva seu ambiente de trabalho e que tipo de trabalho o texto sugere:
e) Qual seu vício?
f) Analisando a rotina do personagem, em que a mesma se assemelham a sua?
6º) Correção no grande grupo;
7º) Produção: pedi que produzissem um texto com a rotina deles, também utilizando apenas substantivos, conforme o exemplo no início da postagem;
8) Cada aluno deveria desenhar alguns objetos que fazem parte da sua rotina, conforme o exemplo também no início da postgem;
9º) Para encerrar, fizemos a leitura oral dos textos.
Um comentário:
quero as resposta to ficando louca de tentar saber o complemento do texto
Postar um comentário