Esta página contém registros importantes sobre o meu trablho como professora de Língua Portuguesa da Escola Machado de Assis, Igrejinha -RS. Estas postagens servem como relatórios das atividades propostas pelo curso Gestar II, oferecido a toda rede, sendo este ministrado pelo também professor Cassiano Haag.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

TP4: Cidadezinha qualquer

Atividades a partir do poema: Cidadezinha qualquer, de Carlos Drummond de Andrade.

Duração: dois períodos (duas horas)
Professoras: Keli, Mari e Natalia
Escola Machado de Assis
Formador: Cassiano Ricardo Haag

Cidadezinha Qualquer

Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.

ANDRADE, C.D. de. Poemas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1959. p. 165

1º Pré-leitura: solicitar que os alunos descrevam brevemente a cidade de Igrejinha, levando em consideração a paisagem, pessoas, etc. Depois, pedir para que cada um leia a sua breve descrição, comparando-as, a fim de que percebam que cada um descreveu o que mais lhe chama atenção.

2º Leitura: entregar-lhes o texto ou pedir que copiem no quadro

3º Pós-leitura: pedir que respondam as seguintes questões:
a) Pela descrição da cidade, a mesma seria descrita nesta época? Justifique com elementos do texto:
b) Quais os elementos da cidade descritos pelo autor?
c) O autor demonstra satisfação pela sua cidade? Justifique com elementos do texto:
d) Há intenção do autor em repetir a palavra “devagar” em quatro versos do poema?

Estudo da língua:
a) A palavra cidadezinha, no diminutivo, nos indica qual forte característica sobre a cidade descrita pelo autor?
b) Qual adjetivo utilizado no último verso para caracterizar a cidade?
c) Se fôssemos transformar os dois primeiros versos em oração, quais verbos (s) de estado poderiam acrescentar?

Produção: recorra à descrição da sua cidade e faça um poema sobre a mesma.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Como é bom ouvir e contar histórias...abaixo segue a história: O mistério do formigueiro

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

AAA 4: "Circuito Fechado"

Esta semana estou realizando com os sextos anos algumas atividades a partir do texto "Circuito Fechado", de Ricardo Ramos. Abaixo segue a proposta utilizada:



1º) Como atividade de pré-leitura, perguntei aos alunos como é a rotina de cada um, de segunda à sexta-feira;

2º) Entreguei-lhes o texto: Circuito Fechado, para lerem em silêncio;

3º) Promovi uma análise sobre o texto, a fim de que percebessem, que o mesmo traz a rotina de um personagem, através de substantivos;

4º) Leitura oral;


CIRCUITO FECHADO


Chinelo, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoadura, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Mesa e poltrona, cadeira, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, telefone. Bandeja, xícara pequena. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vale, cheques, memorando, bilhetes, telefone, papéis. Relógio, mesa, cavalete, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeira, copo, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, telefone, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesas, cadeiras, prato, talheres,copos, guardanapos. Xícaras. Poltrona, livro. Televisor, poltrona. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga ,pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

Ricardo Ramos.
5º) Questões de interpretação:
a) Através da sua rotina, pode-se perceber que o personagem é:
( ) um homem ( ) uma mulher ( ) uma criança
b) Escreva alguns elementos que comprove sua resposta na questão anterior:
c) Quais as atividades diárias do personagem?
d) Descreva seu ambiente de trabalho e que tipo de trabalho o texto sugere:
e) Qual seu vício?
f) Analisando a rotina do personagem, em que a mesma se assemelham a sua?
6º) Correção no grande grupo;

7º) Produção: pedi que produzissem um texto com a rotina deles, também utilizando apenas substantivos, conforme o exemplo no início da postagem;

8) Cada aluno deveria desenhar alguns objetos que fazem parte da sua rotina, conforme o exemplo também no início da postgem;

9º) Para encerrar, fizemos a leitura oral dos textos.


Curso em ação...


Neste segundo semestre decidi utilizra de forma assídua o material do curso. Penso que devemos estar abertos a novas propostas, principalmente se a metodologia revela bons resultados. Portanto, mãos a obra!!!