Esta página contém registros importantes sobre o meu trablho como professora de Língua Portuguesa da Escola Machado de Assis, Igrejinha -RS. Estas postagens servem como relatórios das atividades propostas pelo curso Gestar II, oferecido a toda rede, sendo este ministrado pelo também professor Cassiano Haag.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

TP3- O Gênero Biografia


Avançando na prática- apliquei com meus alunos a atividade descrita abaixo, mas com algumas adaptações: pedi que retirassem da internet a biografia do autor Carlos Drummond de Andrade e que realizassem uma paráfrase da mesma.

1. Leia com seus alunos a biografia de Carlos Drummond de Andrade, ou de outro
autor cujos textos já tenham sido trabalhados em sala de aula.
2. Procure, com seus alunos, em livros didáticos, ou outros ao seu alcance, outros
textos biográficos.
3. Analise os textos para que eles identifiquem que tipos de informações constituem um texto biográfico.
elaborarem a biografia de alguém importante na escola ou na comunidade.
4. Produção de paráfrase.

Mas o que é uma Paráfrase?
Paráfrase consiste em, reescrever com suas palavras as idéias centrais de um texto. Consiste em um excelente exercício de redação, uma vez que desenvolve o poder de síntese, clareza e precisão vocabular. A paráfrase mantém o sentido do texto original.

Paráfrase representa uma reescritura do texto original com novas palavras sem que o sentido do mesmo seja modificado. Assim, a paráfrase é uma reprodução da idéia do autor com as palavras do discente (aluno), utilizando-se de sinônimos, inversões de períodos, etc. Trata-se de reescrever o texto original com as palavras do aluno, mas sem alterar o sentido. O autor da paráfrase deve demonstrar que entendeu claramente a idéia do texto. Além disso, são exigências de uma boa paráfrase:

1.Utilizar a mesma ordem de idéias que aparece no texto original.

2.Não omitir nenhuma informação essencial.

3.Não fazer qualquer comentário acerca do que se diz no texto original.

4.Utilizar construções que não sejam uma simples repetição daquelas que estão no original e, sempre que possível, um vocabulário também diferente.
[editar] Paráfrase segundo a lei brasileira
Segundo a lei brasileira que trata dos direitos autorais, lei 9.610/98 Art. 47, são livres as paráfrases e paródias que não forem verdadeiras reproduções da obra originária nem lhe implicarem descrédito.[1]

Referências
↑ LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1frase"

Nenhum comentário: